Equipe de profissionais com larga experiência na elaboração de projetos básicos e termos de referência para contratação de obras e serviços de engenharia.

Projeto básico: conjunto de informações técnicas necessárias para definir o escopo técnico de uma obra de engenharia e subsidiar a elaboração do edital de licitação para contratar a obra.

A definição do conceito arquitetônico de uma obra ou serviço de engenharia é a etapa que demanda mais tempo e permite uma maior gama de soluções, de forma a atender os interesses, as necessidades e os desejos dos responsáveis no contratante. Desta forma, definir o escopo de arquitetura uma etapa fundamental para garantir o cumprimento de prazos exíguos.

Quando o contratante já possuir a definição da planta de arquitetura para a edificação, nossa experiência permite o levantamento, elaboração de toda documentação técnica que viabilize contratar a obra ou serviço de engenharia em um período de até 30 dias.

l Os documentos técnicos mais comuns que compõem um Projeto Básico ou um Termo de Referência são os seguintes:

Plantas de arquitetura (planta baixa, cortes, vistas, construir/demolir, dentre outras)
Plantas de instalações (elétrica, hidráulica, sanitária, incêndio, dentre outras)
Plantas de instalações (elétrica, hidráulica, sanitária, incêndio, dentre outras)
Plantas de estrutura e fundações
Planilhas orçamentária (planilha sintética e analítica com definição das composições)
Cronograma físico financeiro
Planilha de composição de BDI (Bonificação e Despesas Indiretas)
Caderno de encargos e/ou Especificações técnicas e/ou Memoriais descritivos
ART / RRT dos profissionais responsáveis

Além destes documentos, podem ainda ser necessários documentos formais assinados pelos responsáveis técnicos que justifiquem a necessidade da contratação da obra ou serviço, a modalidade e a forma de contração, as exigências para as empresas que venham a participar do certame licitatório, documentação que comprove a necessidade ou libere algumas exigências ambientais, de eficiência dos sistemas, dentre outras.